A introdução de espécies vegetais no vale do Itajaí-Açu (Santa Catarina) no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6745Keywords:
Viajantes, Espécies Vegetais, Vale do ItajaíAbstract
O Vale do Itajaí até meados do século XIX, e talvez início do século XX, apresentava um caráter natural selvagem que fascinava os colonos imigrantes e viajantes europeus. O vale divide-se em duas sub-bacias hidrográficas: Itajaí-açu (13.327 km2) e Itajaí-mirim (1.673 km2). A confluência de ambos os cursos de água ocorre a 8 km da foz do mar, que recebe neste trecho a denominação de Rio Itajaí. Será objeto de estudo o Vale do Itajaí-açu (recorte espacial) cujo processo de colonização europeia intensifica-se com a fundação da Colônia Blumenau no ano de 1850. Os viajantes em suas passagens pelo Brasil, e particularmente no Vale do Itajaí, registraram as observações e investigações aqui realizadas hoje disponíveis em publicações em forma de livros, relatórios e artigos em periódicos. O objetivo foi identificar na literatura sobre os viajantes a introdução e uso de espécies vegetais no Vale do Itajaí-açu no século XIX. A produção bibliográfica sobre os relatos dos viajantes no Vale do Itajaí são inexpressivas, mas é uma das mais importantes fontes de informações históricas para os estudos da Geografia e História Ambiental, pois registram no passado o uso do solo com espécies vegetais introduzidas pela colonização.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.