Sateré-Mawé: Territorialidades na comunidade indígena Ponta Alegre no município de Barreirinha-Amazonas-Brasil
Keywords:
, Uso do território. Terra Indígena. Ponta Alegre. Sateré Mawé.Abstract
Este artigo é fruto da dissertação de mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima, denominada: “Sateré-Mawé: Territorialidades na comunidade indígena Ponta Alegre no município de Barreirinha-Amazonas-Brasil.” Tem como foco a análise do uso do território pelos Sateré-Mawé. Para isso, foi fundamental compreender o processo de territorialização; mapear a organização territorial da comunidade; identificar e localizar as atividades desenvolvidas pelos Sateré-Mawé no uso do território. Utilizou-se as abordagens qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, com objetivos de caráter descritivo, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, uso de técnicas de entrevistas semi-estruturada, observação direta e contínua, registro fotográfico e oficinas. Para tanto, temos as abordagens de autores sobre os conceitos de espaço geográfico, território e territorialidade, destaque para Rogerio Haesbaert. Outro ponto de grande relevância na pesquisa foi o Método Indutivo Intercultural proposto por Jorge Gasché, através do Calendário Socionatural. Com a pesquisa foi possível compreender que a territorialidade Sateré Mawé está atribuída as atividades de caça, pesca, roça, cultivo, criação de animais, plantas medicinais, atividade extrativista, entre outras, em área de uso familiar ou coletivo, onde o Calendário Socionatural proporcionou a identificação e análise do uso do território pelos Sateré Mawé. Além disso, foi fundamental o etnomapeamento com a localização espacial das atividades de uso do território em três localidades, o Arauá, Sapucaia Mirim e Diamantino. Com a pesquisa pretendemos oportunizar políticas públicas de gestão territorial aos povos indígenas. Além de uma contribuição significativa para compreensão do espaço geográfico, através da categoria de análise o território.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.