Do narrar a si à revelação do ser docente: por entre dizeres de licenciandos de geografia em formação
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6668Keywords:
Formação docente, narrativas (auto)biográficas, Geografia.Abstract
O artigo em tela tem o intuito de provocar reflexões concernentes à constituição do ser professor de Geografia a partir da perspectiva (auto)biográfica. Esta compreende a formação docente enquanto um processo que se desenvolve ao longo da trajetória de vida do sujeito. Assim, são analisadas narrativas (auto)biográficas de cinco licenciandos em Geografia de uma universidade federal do interior do Estado do Rio Grande do Sul que foram produzidas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental dos mesmos. O olhar analítico busca fundamentação no referencial teórico pertinente ao ensino de Geografia, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. Por meio das narrativas (auto)biográficas dos acadêmicos foi possível identificar as relações existentes entre os percursos de vida pessoal e de escolarização, explicitados pela evocação de memórias, com sua projeção profissional. Depreende-se que a escolha pela profissão, pela área de ensino, as concepções de docência e de Geografia imprimem as marcas de uma trajetória de vida que é única e singular. Logo, a constituição do ser docente é inerente ao processo existencial do professor. Isto posto, as narrativas (auto)biográficas revelam que esta concepção de formação é profícua e interessante de ser adotada no contexto da licenciatura a fim de que o (futuro) professor de Geografia se assuma como sujeito de sua formação pela apropriação de seu percurso de vida.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.