Os efeitos de áreas agrícolas urbanas na intensidade das ilhas de calor atmosféricas em Florianópolis - SC
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6618Keywords:
Agricultura urbana e periurbana. Ilhas de calor. Clima urbano. Florianópolis – SCAbstract
Este artigo buscou analisar os efeitos de áreas agrícolas urbanas na intensidade das ilhas de calor em Florianópolis – SC. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados em 12 pontos fixos distribuídos em 3 áreas agrícolas urbanas, 8 em áreas intraurbanas e 1 em área sem a presença de materiais construtivos, no mês de fevereiro de 2019. Os resultados obtidos revelaram a variação espacial e temporal da intensidade da temperatura do ar, associada aos usos e ocupação da terra no entorno e aos diferentes sistemas atmosféricos atuantes no mês de estudo. Durante o período diurno (9h, 15h), foram detectadas as maiores intensidades da temperatura do ar, em que os pontos localizados ao Sul da ilha de Santa Catarina (pontos 1, 2, 3 e 4), incluindo os de agricultura urbana (pontos 1 e 2), com cobertura vegetal, se apresentaram mais aquecidos que os demais. Durante a noite, as intensidades das temperaturas diminuíram, com destaque para as áreas agrícolas estudadas, que em muitos dias converteram-se em ilhas de frescor, o que demonstra a importância desse tipo de uso da terra na redução das temperaturas em ambiente urbano.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.