GÊNESE URBANA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS - RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.6370Keywords:
Fronteira Amazônica, Urbanização, Protourbano, Hierarquia Urbana.Abstract
A Amazônia brasileira apresenta-se como espaço fecundo para a re(produção) da urbanização de forma ampliada e fragmentada. O estudo tem por objetivo discutir o surgimento do urbano na fronteira amazônica, tendo como estudo de caso os núcleos urbanos do município de Rorainópolis-RR. Trata-se de um espaço afetado significativamente pelas políticas de colonização e Reforma Agrária, impetradas pelo Governo Federal desde a década de 1970. Neste espaço surgem pequenos núcleos, com uma incipiente infraestrutura urbana, que tendem a evoluir e se transformar em sedes municipais. O estudo contou com coletas de dados em campo, análise de cluster e análise de variância. Os resultados apontaram a existência de seis núcleos populacionais no município de Rorainópolis, sendo eles: a sede do município, e os núcleos protourbanos de Nova Colina, Equador, Jundiá, Martins Pereira e Boa Esperança. Observou-se a existência de uma hierarquia entre os núcleos. Esta se manifesta a partir da oferta diferenciada de bens e serviços, constatada a partir da presença de certos equipamentos considerados urbanos. O estudo traz contribuições relevantes para se compreender a dinâmica de gênese e evolução do urbano na fronteira amazônica.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.