Qualidade física dos solos e sua relação com o uso da terra na bacia do Rio Urubu, Tocantins
Keywords:
Uso e ocupação da terra, Qualisolo®, índice S, Degradação, Rio UrubuAbstract
O presente estudo descreve o uso, a cobertura da terra e caracterizar a qualidade física de amostras de solos na bacia do rio Urubu, Tocantins. A análise do uso e ocupação da terra foi realizada por meio de classificação supervisionada de imagens do satélite LANDSAT 8. Por meio do programa Qualisolo®, foi calculado o índice S para 15 amostras de solo distribuídas entre as categorias de uso de cobertura identificadas, considerando os parâmetros físicos: densidade globais, de partícula e granulometria. Observou-se que mais de 40% das terras da bacia foram antropizadas, e todas as amostras de solo obtiveram valores de índice S inferiores a 0.035, sendo, portanto, proveniente de solos de baixa qualidade física e possivelmente degradados. Faz-se necessária a adoção de práticas de manejo do solo que sejam mais sustentáveis a fim de garantir o uso eficiente do solo. Recomenda-se a realização de um estudo focado na qualidade física dos solos cujos usos causem mais danos ambientais à bacia, tendo como suporte uma análise multitemporal dos usos e cobertura da terra.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.