Feira livre de Sumé-PB

transformações, ressignificações e dinâmica local/regional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i48.5382

Keywords:

Feira-livre, Urbano-regional, Produção espacial, Cidade pequena, Centro Comercial.

Abstract

A produção do espaço pelas pessoas, corporações e instituições, em sua natureza, é produto e condição dos novos eventos socioespaciais, estes eventos embora contraditórios e heterogêneos, são pilares da reprodução das relações capitalistas de produção, que é veiculada pela ressignificação das particularidades locais/regionais, como as feiras-livres e outras atividades de mesmo caráter. Neste sentido, o presente artigo se propõe a dialogar sobre o papel socioeconômico das feiras-livres nas pequenas cidades do Nordeste e os impactos sobre elas decorrentes de recentes transformações, tendo como objeto de estudos a feira-livre do município de Sumé, localizada no interior do Estado da Paraíba. Para tanto, apropriou-se de análises teóricas e empíricas e se utilizou de instrumentos metodológicos como: observações in loco, questionários, entrevistas e, consequentemente, analises do banco de dados obtido. Além disso foram feitas entrevistas com comerciantes de outros setores do centro tradicional, buscando compreender as principais transformações socioespaciais ocorridas no entorno. Em meio a multiplicidade de resultados obtidos, conseguiu-se estabelecer a relação existente entre a circulação local/regional de capitais após a introdução de agentes suprarregionais, o que contribuiu para compreensão das transformações na feira a partir da relocação do Mercado Público Municipal. Estas ações geraram alterações significativas na dinâmica econômica da referida feira-livre e em seus diversos usos, tendo como destaque sua realocação e o intenso processo de redução dos fluxos. Entretanto, acrescenta-se que a mesma ainda se mantém como importante espaço de socialização e fomento à produção material e simbólica no município.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo dos santos Costa, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG/UAG

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), Especialista (Lato sensu) em Metodologia do Ensino de Geografia e em Educação ambiental pela Faculdade FAMART IPB (2022) e, Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Atualmente é Professor da Educação Básica III na rede estadual de ensino da Paraíba e graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba, também é membro do Grupo de Pesquisa sobre Comércio e Consumo no Nordeste e do Laboratório de Estudos sobre Política, Território e Cultura.

Lincoln da Silva Diniz, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG/UAG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). É Mestre (2004) e Doutor (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto III T-40 DE no Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Comércio e Consumo no Nordeste e do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional - NDER. É membro da Rede Brasileira de estudos sobre Comércio e Consumo - ReBECCa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais sobre Campina Grande. Tem experiência na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano e regional, comércio, serviços, consumo e feiras livres.

References

ANDRADE, Rita de C. Gregório de. A Cidade de Coremas-PB: Geografia Histórica de uma Cidade Pequena. Curitiba: Editora CRV, 2011.

BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. 2. ed. Trad.: Raquel Soeiro de Brito. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 1997.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

______. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias de, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. 8. ed. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2010.

DANTAS, Geovany Pachelly Galdino. Feiras nordestinas. Revista Mercator, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 87-101, 2008.

DINIZ, Lincoln da Silva Diniz. As bodegas da cidade de Campina Grande: dinâmicas sócioespaciais do pequeno comércio. 2. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2011.

HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. São Paulo: HUCITEC, 1980.

______. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco. MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Orgs.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena Historia Critica. São Paulo: HUCITEC, 1994.

MOREIRA, Ruy (Org.). A Geografia serve para desvendar máscaras. In: ______. Geografia: teoria e crítica – O saber posto em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982.

PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio. In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

SANTOS, Claudio Ressurreição dos. SHOPPING POPULAR FEIRAGUAI: ESTUDOS SOBRE A PRODUÇÃO DE UM ESPAÇO DE COMÉRCIO EM FEIRA DE SANTANA – BA. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual de São Paulo, 2016.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. A Natureza do Espaço: espaço e técnica, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1997.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Published

31/12/2024