GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.5330Keywords:
Geografia Comportamental, Geografia Crime, Comportamento criminoso.Abstract
Apesar do grande interesse pelo estudo do crime e sua relação com o ambiente onde ele ocorre, poucos trabalhos tem enfocado os protagonistas deste fenômeno, ou seja, os autores de delitos. A importância do estudo do comportamento criminal em nível individual surge da constatação de que os crimes, mesmo que comumente tratados como pacotes de eventos, são fenômenos provocados por indivíduos. Neste sentido, têm-se as contribuições a ciência geográfica para o estudo do crime, no âmbito das investigações do comportamento espacial dos autores de delitos. O objetivo deste trabalho é de abordar as principais teorias de geografia comportamental aplicadas ao estudo do crime, a fim de se criar um quadro teórico que possa dialogar com as demais ciências, notadamente às ciências sociais e criminológicas, no entendimento do fenômeno criminal a partir da variável espacial. Trata-se de um estudo exploratório, de revisão da literatura especializada. Como produto, obteve-se um breve compêndio de teorias que podem contribuir para novas abordagens do fenômeno criminal. Dentre as principais teorias elencadas têm-se os Mapas Mentais, os Espaços de consciência (awareness space), a Jornada para o Crime (Journey to Crime) e o Perfil Geográfico (Geographic Profile).Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.