A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130Keywords:
Geografia Escolar, Instituto de Humanidades, Colégio Nogueira, Primeira República.Abstract
A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.Downloads
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