ESPAÇOS DE NATUREZA PROTEGIDA NA ILHA DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.4660Keywords:
Áreas Protegidas, Ilha de Santa Catarina, Análise da Paisagem, Conservação, Biogeografia.Abstract
Este artigo retrata o resultado de uma pesquisa de doutoramento que busca analisar os Espaços de Natureza Protegida (ENPs) na Ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis. Apresentam uma diversidade de paisagens, possibilitando uma riqueza de habitats, mas que tem suas limitações na fragmentação e na não conexão entre os ENPs, bem como, apresentam problemas na gestão e manejo. Os procedimentos metodológicos foram pautados pelo mapeamento e caracterização dos ENPs presentes na Ilha, com destaque para as Unidades de Conservação (UC). Para compreender a gestão e o atual estado das UC, foi aplicada metodologia de Avaliação Rápida e a Priorização do Manejo de Unidades de Conservação (RAPPAM). Foram gerados mapas de cobertura e uso da terra com o uso de imagens dos satélites LANDSAT dos anos de 1986, 1995 e 2010, onde a análise dos elementos identificou a fragmentação dos habitats e onde ainda há corredores ecológicos e possibilidades de ligação. Como resultado final da pesquisa foi possível: diagnosticar os ENPs; compreender que o crescimento do espaço urbano está isolando os ENPs; que os ENPs vem sendo discutidos pelo planejamento territorial e urbano no município, mas não há a integração entre os órgãos gestores de diferentes instâncias.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.