DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL EM NASCENTES
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.4577Keywords:
, Geofatores, Processos erosivos, Práticas conservacionistas.Abstract
Uso do solo por atividades agrícolas e ocupações antrópicas próximas a nascentes podem promover problemas de ordem ambiental, as quais, em alguns casos, desencadeiam prejuízos econômicos e complicações sociais. Diagnósticos de riscos e problemas nestas áreas, podem contribuir para um planejamento adequado, evitando estas complicações. Considerando esta temática de uso e ocupação que colocam em riscos nascentes, este artigo apresentar um estudo de caso que teve como foco fazer um diagnóstico geoambiental de três nascentes do principal rio que abastece a cidade de Campo Mourão, localizada na mesorregião centro-ocidental do Paraná. Por meio da caracterização do ambiente físico e trabalhos de campo, foram definidos geofatores, considerando processos geodinâmicos e aspectos legais. Posteriormente, foi elaborada uma proposta de restrições ambientais para uso e ocupação urbana e rural, sendo definidas quais áreas possuiriam restrição I – sem ocorrência dos geofatores; restrição II – para áreas que necessitam de técnicas de conservação do solo; restrição III – para áreas que não podem ser ocupadas devido à presença de áreas de preservação permanente. Os resultados apontam que das três nascentes estudadas, uma delas apresenta maior quantidade de riscos e problemas devido a associação de dois fatores: ausência de um sistema de drenagem urbana o qual acaba por direcionar as águas pluviais para esta nascente e a não manutenção efetiva de estradas rurais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.