ARAGUAÍNA-TO: O PASSADO NO PRESENTE, O ALICIAMENTO DOS TRABALHADORES VITÍMAS DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.4560Keywords:
Fronteira, Araguaína, periferia, trabalho escravo, dívidaAbstract
A escravidão por dívida no Brasil se faz presente mediante os resquícios advindos do trabalho escravo moderno do século XVI, cujo elemento primordial estava na acumulação da riqueza. A passagem de um sistema de cativeiro para um trabalho livre não foi suficiente para a sujeição do trabalhador aos proprietários de terras. O objetivo: analisar o lugar referente ao recrutamento dos camponeses vítimas do trabalho escravo na cidade de Araguaína-TO e as condições elucidadas em sua localização, como a estrutura das pensões e a integração dos proprietários na cadeia da prática de trabalho escravo contemporâneo. A metodologia utilizada: roteiro de entrevistas com os donos de pensões, trabalhadores, conversas informais, além da literatura sobre a estrutura da terra no Brasil, conflitos no campo, reforma agrária, trabalho escravo. Resultado: O trabalhador encontra-se sujeito a uma situação criada pelo aliciador, que ganha em cima da força de trabalho pautado na obediência e na sujeição.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.