PLATAFORMA DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E A DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA E DO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4395Keywords:
Geografia, Educação, CartografiaAbstract
Manaus, capital do estado Amazonas é considerada a terceira maior rede de ensino do Brasil, contando com dezenas de escolas rurais distribuídas por seu território entrecortado por rios, igarapés, rodovias, estradas e ramais dos mais diversos. Em função da dispersão destas escolas no território, planejar ações de deslocamento das atividades de assessoramento educacional exigiria conhecimento cartográfico dos educadores. Contudo, estas ações poderiam ser facilitadas com o uso da geovisualização, justificando o desenvolvimento de uma plataforma de localização de escolas públicas. Para alcançar este objetivo, as escolas rurais de Manaus foram georreferenciadas, armazenadas em um banco de dados espacial, analisadas quanto aos seus atributos e associadas a outros vetores de bases cartográficas conhecidas de forma integrada em ambiente Web. A plataforma, implantada em dois departamentos educacionais e no núcleo de mapeamento colaborativo da Secretaria de Educação de Manaus, recebe dois novos usuários a cada dois dias, possibilitando a estes usuários localizar escolas, estabelecer rotas e imprimir mapas, facilitando o planejamento de suas atividades diárias em uma plataforma amigável na internet. Dessa forma, a plataforma contribui para aprimorar a compreensão das representações geográficas, suas diferentes escalas, conceitos de localização e para construção do pensamento espacial dos agentes envolvidos.Downloads
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