CONFLITOS DA DINÂMICA SÓCIO-ESPACIAL: A (TRANS)FORMAÇÃO DOS FAXINAIS DO MUNICÍPIO PINHÃO-PR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3789Keywords:
Comunidades tradicionais, territorialidades, cartografia socialAbstract
Resumo Os faxinais constituem-se em rico exemplo da sociodiversidade presente hoje no território brasileiro, que resulta do processo de formação/ocupação do oeste do território paranaense, fundamentalmente a partir do século XIX. Neste texto procura-se apresentar um pouco sobre as (trans)formações socioespaciais incidentes no município do Pinhão-PR, contando um pouco sobre a história do Faxinal do Céu, que sofreu profundas transformações nos últimos 40 anos, resultado da introdução no lugar de novos nexos com o território brasileiro e com o mundo. Trata-se de uma localidade cuja dinâmica de formação remonta ao período do tropeirismo, importante atividade econômica realizada no estado do Paraná, ainda no século XIX. Sua gênese, portanto, está ligada ao intercâmbio comercial que ligava o sul do país ao estado de São Paulo, cruzando o oeste do estado paranaense, implicando a criação de localidades que davam apoio aos tropeiros. Posteriormente, já no século XX, eventos marcam a trajetória deste faxinal, implicando sua reorganização. Resgatar essa história é uma atividade importante, a fim de entender a origem e os problemas atuais que são observados no estudo das comunidades tradicionais frente a modernização do território brasileiro. A fim de estudar e compreender esse processo de reorganização e desintegração de muitos desses faxinais, um importante trabalho chamado “Cartografia social: terra e cidadania” vem redescobrindo esses faxinais e trazendo informações sobre formas de resistência e luta por direitos sociais nos lugares, que tenta se organizar frente a modernização capitalista e os conflitos territoriais que ela ocasiona.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.