MAPEAMENTO DE PERNAMBUCO FRENTE AOS DESASTRES NATURAIS - UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3745Keywords:
Áreas de Risco, Cartografia, GeoprocessamentoAbstract
É perceptível que os desastres naturais afetam a produção e o nível de riqueza das regiões que sofrem com esses eventos. Nos últimos anos, essas catástrofes assolaram diferentes regiões do mundo. Além de afetar a economia não só no capital físico, mas também no capital humano. Saber quantificar a magnitude desse problema é importante para existir um melhor planejamento de como evitar tais catástrofes e evitar tantas perdas a sociedade. O artigo teve como base a correlação de dados socioeconômicos e imagem de satélites através do uso de técnicas do sensoriamento remoto e geoprocessamento. Tornando possível identificar e estimar os prejuízos socioeconômicos causados por desastres naturais ao longo do período de 2009 a 2014 no estado de Pernambuco. Através de mapas originou-se a espacialização dos relevantes prejuízos nos municípios mais atingidos, onde os principais são Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista e área semiárida do Estado. Na RMR (Região Metropolitana do Recife) é perceptível à presença de inundações, erosão marinha, ao contrário do Sertão que sofre de estiagem e seca excessivas, com solos bastante rasos que corroboram para os processos de desertificação. A permanente necessidade do monitoramento contínuo dessas variáveis do tempo é de suma importância para a tomada de decisões voltadas às ações de mitigação pelas autoridades. Dessa forma, ações planejadas tornam possível a racionalização no uso dos recursos disponíveis, evitando as perdas decorrentes da improvisação na busca das soluções.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.