ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA SUB-REGIÃO DE MACAPÁ, DA GÊNESE A ESTADUALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.3203Keywords:
Sub-região de Macapá, Organização espacial, Amazônia Setentrional AmapaenseAbstract
O presente artigo tem o objetivo de analisar a organização espacial da sub-região de Macapá – SRM, na Amazônia Setentrional Amapaense – ASA, que é composta pelos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Itaubal do Piririm, Pedra Branca do Amaparí e Cutias do Araguarí, através de seus aspectos político-administrativos, com destaque a partir de seu desmembramento territorial e a dinâmica econômica presente na região de sua gênese até o período de sua estadualização. A forma como está organizado este artigo revela a necessidade de se compreender os diferentes papéis conferidos a sub-região de Macapá, na ASA, em particular. Para tanto, a metodologia utilizada no artigo foi analisar dados secundários, documentos, livros e artigos científicos que comprova a importância desta dentro da Amazônia, em sua dinâmica socioespacial. Por fim, a configuração espacial resultante de sua organização, denota a importância da SRM, em sua área core.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.