GESTÃO DO ESPAÇO URBANO A PARTIR DO PLANO DIRETOR: UMA ANÁLISE DA ZONA OESTE DE BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i24.3121Keywords:
Urbanização, Espaço, Parque Municipal Germano Augusto SampaioAbstract
A Cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, passou por transformações em sua estrutura física e social intensificadas no final do século XX e início do XXI em grande parte intentadas pelo poder público. Na Zona Oeste ocupações irregulares foram se multiplicando nas décadas de 1980 e 1990, contrastando com a Zona Leste bem organizada. Nesse sentido o presente trabalho trata as ações de planejamento e gestão voltadas para a cidade na tentativa de (re)organizar o espaço urbano por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 1991 e do Plano Diretor Estratégico e Participativo de 2006 focando em uma área de lazer estratégica, o Parque Municipal Germano Augusto Sampaio localizado na Zona Oeste. Aspectos físicos e sociais do local foram considerados em uma análise temporal com base em imagens de satélite e dados coletados por meio de pesquisa de campo, sendo possível constatar que as políticas públicas urbanas na cidade, apesar da importância social, não cumprem as legislações ambientais brasileiras, o que resulta na degradação dos recursos naturais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.