MODERNIZAÇÃO X AGRICULTURA FAMILIAR: DIALÉTICA CONTRADITÓRIA NA CITRICULTURA SERGIPANA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2757Keywords:
Citricultura Sergipana. Modernização Agrícola. Produção CapitalistaAbstract
A citricultura em Sergipe, um dos principais produtores da região nordeste do Brasil, tem passado por transformações territoriais no padrão tecnológico e nas relações sociais. Estas mudanças introduzidas atingiram desigualmente as regiões brasileiras, produtores e atividades agropecuárias. O projeto modernizante brasileiro beneficiou o complexo agroindustrial do centro-sul do país e grandes proprietários de terra com atividades internacionais. Com esta perspectiva, a partir de análises, vasta pesquisa bibliográfica e de campo decorrente do doutoramento em geografia, escrevemos esse artigo suscitando nos seguintes resultados e considerações: a cultura de citros qualificou e consolidou a identidade territorial da principal região citrícola do nordeste; o reconhecimento da cultura e de sua identidade foi assimilado nos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, ou seja, o espaço foi inicialmente territorializado com a plantação de cítricos, especificamente da laranja, e desterritorializado em determinados momentos por pastagens e pela agricultura de subsistência e territorializado novamente com o cultivo da laranja em escala industrial, configurando novos territórios, obedecendo a uma demanda capitalista. As constantes transformações verificadas no espaço, em especial no agrícola, conduzem-nos à busca de novas interpretações que expliquem as atuais características do capitalismo e da globalização, especificamente no campo, quer dizer, a instauração de uma nova racionalidade como forma de otimização dos lucros. Essa racionalidade se traduz na produção agrícola por políticas que favorecem superposições de tecnologias, derivadas, sobretudo, de pesquisas científicas, e inovações na gestão e controle da produção sob o comando de grandes empresas/indústrias.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.