Contribuições teórico-metodológicas para pensar a região no período da globalização
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.2651Keywords:
Região, Modernizações, Período da Globalização.Abstract
Entender a região enquanto recorte analítico, categoria de análise e realidade geográfica no período da globalização compõem objetivos do presente ensaio. O período atual tem promovido mudanças substanciais que marcam o momento do espaço-tempo do mundo, implicando em recomposições e transformações espaciais que não podem ser negligenciadas. A presente reflexão deriva de leituras de referenciais teóricos e metodológicos produzidos por diferentes autores. Contrariando análises apressadas que pregaram a morte da região, verifica-se a sua reafirmação na organização espacial. Os estudos espaciais não podem deixar de considerar as diferentes tipologias regionais resultantes da globalização e da lógica de reprodução capitalista na escala mundial. Empiricamente as regiões aparecem na organização do espaço mundial com diferentes níveis de modernizações, inserções, funções e articulações na divisão internacional do trabalho, porém, independente dos níveis, no período atual, todas elas participam do mesmo sistema de reprodução do capital.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.