Do interior para os porões, dos porões para as fachadas: os japoneses no bairro da Liberdade em São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i20.2240Keywords:
São Paulo, distrito da Liberdade, imigrantes, japoneses.Abstract
O objetivo deste texto é ressaltar uma parte da história do imigrante em São Paulo, desde os motivos para a imigração, a chegada e o estabelecimento, até o desenvolvimento da colônia junto com a cidade por meio da constituição de instituições e atividades no distrito da Liberdade; trata-se do grupo dos japoneses. O trabalho abordará os primeiros grupos de imigrantes para a cidade e passará a deter-se na história dos nikkeis. Serão demonstrados quais os ramos de atividades em que os japoneses se destacaram e a sua contribuição para a caracterização e desenvolvimento do distrito.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.