Afirmações e contradições do desenvolvimento em região de agronegócio: Uma análise sobre o norte do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v8i17.1646Keywords:
agronegócio, desenvolvimento, processo histórico.Abstract
Resumo: Este artigo tem como objetivo debater as afirmações e contradições do desenvolvimento que se processa em regiões que pautam a economia no agronegócio. Para tanto, tomou-se como base de pesquisa os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, localizados na região norte do estado de Mato Grosso, cuja economia pautada no chamado agronegócio, também conhecido como Complexo Agroindustrial, apresenta índices sócio-econômicos que os apontam como dinâmicos economicamente e desenvolvidos do ponto de vista social. Neste sentido se procura demonstrar que se por um lado há um processo de desenvolvimento, o mesmo apresenta contradições que só podem ser resolvidas a partir do processo histórico engendrado nas relações sociais. No entanto, estas mesmas relações se por um lado dinamizam e aceleram o desenvolvimento do agronegócio, por outro explicitam seus limites. Palavras-chave: agronegócio; desenvolvimento; processo histórico.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.