Contribuição do curso de Geografia na formação de conhecimentos sobre riscos ambientais

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8091

Palavras-chave:

Risco, Processo perigoso, Vulnerabilidade

Resumo

O trabalho discute os resultados obtidos em pesquisa sobre a presença e o tipo de abordagem do tema risco ambiental no Curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Minas Gerais, no âmbito da graduação e da pós-graduação. A pesquisa é do gênero descritivo e documental e apresenta como fundamento teórico-conceitual os trinômios ‘risco/fenômeno/processo perigoso’ e ‘vulnerabilidade/risco/processo perigoso’. Esses conceitos e abordagem foram analisados no projeto pedagógico do curso de Geografia da UFSJ, nos 72 planos de ensino das unidades curriculares ofertadas entre 2020 e 2021 na graduação e nos 22 planos de ensino da pós-graduação em Geografia (primeira etapa da pesquisa). O estudo dos documentos considerou a metodologia da Análise de Conteúdo.  Na segunda etapa, foi suscitada a concepção sobre risco ambiental entre alunos do primeiro e dos dois últimos períodos do curso de graduação em Geografia. As análises dos documentos e das respostas dos docentes e discentes possibilitam dizer que o curso de Geografia tem contribuído com a discussão do tema risco ambiental na formação dos graduandos e mestres. Constatou-se que as unidades curriculares relacionadas à Geografia física, com ênfase nos componentes físico-naturais, destacam-se quanto à abordagem direta da temática riscos, ainda que exista potencial em outros conteúdos e tipos de discussões relacionados ao trinômio ‘vulnerabilidade/risco/processo perigoso’.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. Q. Por que as cidades são vulneráveis? Revista da Casa da Geografia de Sobral, Ceará, v. 13, 2011, p. 70-82.

ÁVILA, M. R. R.; MATTEDI, M. A. Desastre e território: a produção da vulnerabilidade a desastres na cidade de Blumenau/SC. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 2, n. 9, p. 187-202, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011

CLEMENTE, F. S. Riscos naturais, ambientais e os conteúdos similares presentes nos livros didáticos de geografia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2018. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Fernanda%20Clemente.pdf > Acesso em 28 fev. 2024.

FERREIRA, P. P. Riscos ambientais e educação nos programas de pós-graduação em geografia e educação: estudo das abordagens presentes nas pesquisas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2019. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Patricia%20Pires%20Ferreira.pdf > Acesso em 20 fev. 2024.

FERREIRA, A. B. R.; TARÔCO, L. T.; SOUZA, C. J. de O. A concepção do risco ambiental e sua abordagem na educação básica. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 26, n. 47, p. 615-62, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 200 p.

HOGAN, D. J.; MARANDOLA JÚNIOR, E. Vulnerabilidade a Perigos Naturais nos Estudos de População e Ambiente In: HOGAN, D. J. (Org.). Dinâmica populacional e mudança ambiental: cenários para o desenvolvimento brasileiro. Campinas: Núcleo de Estudos de População- Nepo/Unicamp, p. 73-86, 2007.

LOURENÇO, L.; AMARO, A. Riscos e Crises – da teoria à plena manifestação. Coimbra, 2018.

MATSUO, P. M. Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres. Coimbra, Portugal: RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2023.

MENDONÇA, F. Dualidade e dicotomia da geografia moderna: A especificidade científica e o debate recente no âmbito da geografia brasileira. RA’E GA, n. 2, v. 2, p. 153-166, 1998.

ROCHA, A. A. Risco ambiental na produção do espaço em pequenas e médias cidades: bases epistemológicas. Territorium, Coimbra, n. 27, v. 1, p. 167-173, 2020.

SAITO, S. Desastres Naturais: Conceitos Básicos. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2014.

SILVA, V. M. Concepção de Risco Ambiental Entre Professores de Geografia em Minas Gerais: Conhecimentos e Práticas em Sala. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2017. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Veridiane.pdf > Acesso em 28 fev. 2024.

SMITH, K. Environmental hazards: assessing risk and reducing disaster. 3. ed. London: Routledge, 2001. 478 p.

SOUZA, C. J. de O. Riscos, Geografia e Educação. In: LOURENÇO, L.; MATEUS, M. (Org.). Riscos naturais, antrópicos e mistos. 1 ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, p. 127-142, 2013. Disponível em: https://www.riscos.pt/publicacoes/outras-publicacoes/outras/riscos-naturais-antropicos-e-mistos-homenagem-ao-professor-doutor-fernando-rebelo/ > Acesso em 27 fev. 2024.

SOUZA, C. J. de O. Contribuições da Geografia para o ensino dos riscos e das suas plenas manifestações - pesquisa em cooperação técnica bilateral Brasil e Moçambique. São João del Rei: UFSJ (Pesquisa aprovada pela Assembleia Departamental, da UFSJ), 2021.

SOUZA, C. J. de O.; FERREIRA, P. P.; OLIVEIRA, J. R. de. Contribuições de pesquisas brasileiras sobre riscos, ensino de geografia e educação. In: Geografia, Riscos e Proteção Civil. Coimbra. Universidade de Coimbra, p. 495-504, 2021.

SOUZA, C. J. de O.; PEREIRA, A. O. M.; GIAROLA, L. L. Risco socioambiental e ensino de Geografia: relação teoria-prática e discussão no contexto da formação docente. In: MAGNONI JUNIOR, L. (Org.). Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em espaço rural e urbano. 1ed. São Paulo: Centro Paula Souza, v. 3, p. 175-195, 2022.

SOUZA, C. J. de O.; SILVA, V. M. “Educação para o risco”: conhecimento e contribuição de professores de Geografia para o tema risco ambiental em escolas de Minas Gerais – Brasil. Territorium, Coimbra, n. 25, v. 2, p. 53-68, 2018.

SOUZA, L. B.; ZANELLA, M. E. Percepções de Riscos Ambientais: Teoria e Aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

UFSJ. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia (Bacharelado). Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 2012. 99 p.

UFSJ. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia (Licenciatura). Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 2018. 72 p.

VEYRET, Y. Os riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente. Tradução Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. 320 p.

Downloads

Publicado

31/12/2024