A Expansão e interiorização do ensino superior

a realidade dos universitários de Senador Sá, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8072

Palavras-chave:

Educação superior, Expansão e interiorização, Cidade pequena, Senador Sá

Resumo

Nosso estudo tem dois objetivos centrais, o primeiro, analisa como os fenômenos de expansão e interiorização do Ensino Superior, permeados das políticas afirmativas desse segmento educacional, chegam em um município pequeno do interior do Brasil, tendo como locus da pesquisa a cidade de Senador Sá no Ceará e sua interação via Ensino Superior com a cidade média de Sobral- CE. O segundo objetivo, busca averiguar como ocorre o acesso ao Ensino Superior pelos jovens de Senador Sá e os principais entraves em relação a sua permanência na Universidade. Como procedimentos metodológicos, fizemos o levantamento bibliográfico e documental, leitura de teses, dissertações, livros, análise de dados junto a órgãos do Mistério da Educação, quanto ao empírico, fizemos pesquisas de campo, aplicação de questionário, via Google formulário, tentando assim, entender de forma mais aprofundada as trajetórias dos universitários. Dentre os achados, destacamos o significativo acesso ao Ensino Superior pelos jovens de Senador Sá e a importância das políticas de democratização da educação superior, que se tornaram uma das principais alternativas de acesso e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES), brasileiras. Apontamos que os fenômenos de Expansão e Interiorização da educação superior tornaram-se elementos importantes no desenvolvimento dos lugares, oportunizando a geração de emprego, renda e qualificação profissional, ou seja, são potencializadores/dinamizadoras dos territórios, mas, principalmente em nosso entendimento, das culturas existentes nesses locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Leonardo Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); SOBRAL- CE, no ano de 2022. Atualmente é mestrando no Programa de Pós- Graduação em Geografia (PROPGEO/UVA), sendo admitido no processo seletivo 2023.1 é bolsista (CAPES/DS) para os anos de 2023/2025. É membro efetivo do Grupo de Estudos Sobre a Urbanização Brasileira do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEURB/ UVA). Durante a graduação foi bolsista (ICT/FUNCAP) no projeto intitulado: O Ensino Superior e o Desenvolvimento Urbano- Regional a Expressão das Universidades Públicas Estaduais do Ceará no período de 2019/2022. Como pesquisa de conclusão de curso analisou a Expansão e a Interiorização do Ensino Superior, bem como o papel das Políticas de Democratização deste segmento educacional no cotidiano de universitários de cidades pequenas, tendo como pano de fundo os universitários de Senador Sá - CE. Atualmente desenvolve como pesquisa no mestrado acadêmico a contribuição da formação universitária para o crescimento urbano de uma cidade pequena tendo como pano de fundo a cidade de Senador Sá no Ceará.

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu Pesquisa sobre: O papel da Interiorização do Ensino Superior no espaço Urbano e Regional das cidades médias do Nordeste Brasileiro." É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde ingressou por meio de concurso publico em 1995, sendo coordenadora do Mestrado Acadêmico da mesma Instituição no período de (2012 a 2016), fazendo atualmente parte do quadro de orientadores permanentes. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento Urbano e Regional (GEPPUR), certificado pelo CNPq. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa (2008-2018) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Cidades Médias, Circuitos Espaciais da Economia Urbana e a Geografia da Expansão do Ensino Superior no Nordeste Brasileiro. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE no período de (2007 a 2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para o período de Novembro de 2020 a Janeiro de 2025. Participante da Rede de Pesquisadores das Cidades Médias (ReCiMe).

Luiz Antônio Araújo Gonçalves , Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2006/2009), possui mestrado em Geografia (2009) e doutorado em Geografia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PROPGeo/UECE. Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2020-2021) e Coordenador adjunto do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG/UVA. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvendo a Pesquisa: "As novas centralidades e dinâmicas territoriais da rede urbana no Noroeste do Ceará.". Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Geografia (Bach. e Licenc.) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado Acadêmico da UVA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, do comércio e serviços, geografia do turismo e geografia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos da economia urbana, territórios urbanos, Cidades médias e pequenas, comércio e serviços, cultura e consumo, mercados e feiras, mobilidades e redes. É membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Comércio e Consumo (ReBECCa), da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), da Rede Brasil-Portugal de Investigações Costeiras (REDE BRASPOR) e da Rede Norte-Nordeste de Pesquisadores na Pós-Graduação em Geografia (RENNEGEO).

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf . Acesso em 02 de Fev. 2022.

BRASIL. Secretária da Educação Superior (SESU). Balanço social 2003- 2014. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 . Acesso em 02 de Fev. 2022.

Campani, A, & Holanda, V.C.C. (2020). Os programas de Formação de Professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA): aportes para refletir sobre a interiorização do Ensino Superior.

Freitas, J. B. de; Portela, P. E.; Feres, J. J; Bessa, Á. & Nascimento, V. As Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Federais e Estaduais (2003-2018). Levantamento das políticas de ação afirmativa (GEMAA), IESP-UERJ, 2020, p. 1-33. Disponível em https://gemaa.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2020/07/Levantamento-das-AAs-2018b.pdf . Acesso em 30 de Dez. 2023.

Freire, H. P. Holanda, V. C.C. A expansão do ensino superior nas cidades médias nordestinas. In: Silva, R. M. G. Holanda, V. C. C. (Orgs.). A expansão do ensino superior em debate. Sobral: Sertão Cult, 2018. Cap 1.(p. 7-28).

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. Brasília: Companhias de letras, 1965. p.238.

HAIASHIDA, K. A. Quixadá: centro regional de convergência e irradiação da educação superior (1983-2013). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

IBGE –INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico Brasileiro, 2022. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html Acesso em 15 de Nov. 2023.

MARCONI, M.A. LAKATOS, E.M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017. p.333.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas-SP, v. 19, n. 2, p. 385-405, 2014.

Região de Influência das Cidades. Brasília: IBGE, 2018.

Santos, P. H. L. A Expansão e Interiorização do Ensino Superior na Bahia: O caso da UFOB.(Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), Barreiras-BA, 2017.

SANTANA, A. N. C. O urbano no semiárido: pequenas cidades do Ceará em discussão. In: JÚNIOR, M. M.; FREITAS, N. A. de.; HOLANDA, V. C. C. de. (Orgs.). Múltiplos olhares sobre a cidade e o urbano: Sobral e Região em foco. 1 ed. Sobral: Edições UVA, 2010. Cap 1, p. 13-37.

Downloads

Publicado

31/12/2024