O raciocínio multiescalar na qualificação do Ensino de Geografia e o conceito escala na normativa curricular nacional de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.7758

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico., BNCC Geografia., Categorias de escala., Escala Cartográfica, Escala Geográfica

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é apresentar e discutir os resultados egressos da leitura analítica e interpretativa do conceito científico escala prescrito na Base Nacional Comum Curricular – Geografia, para o Ensino Fundamental. Nessa leitura utilizamos os procedimentos metodológicos preconizados pela Grounded Theory, os quais permitiram analisar o sentido dos textos da normativa a partir da interpretação dos pesquisadores. Primeiramente, mediante uso de revisão bibliográfica, destacamos algumas questões relacionadas ao papel das escalas cartográfica e geográfica na sala de aula, na busca por delimitar o papel fundamental do emprego sistemático desta última como um caminho para a qualificação do ensino de Geografia na escola. Diante da relevância da escala geográfica é que buscamos contextualizar o tratamento do conceito escala, tal como se encontra ele prescrito na normativa curricular hoje vigente no País. Nessa normativa, apesar de não haver distinção quanto ao papel e importância das escalas cartográfica e geográfica, segundo informações e dados por nós sistematizados conclui-se que o currículo nacional prescreve, em grande medida, a escala geográfica como aquela a ser priorizada no processo de ensino-aprendizagem em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade de São Paulo

Pós-Doutarando em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD), Itália.

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2018.

CASTELLAR, S.M.V.; PAULA, I.R. de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v.10, n.19, p.294-322, 2020. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/922. Acesso em: 21 nov. 2020.

CASTELLAR, S.M.V. Raciocínio Geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de geografia. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v.1, p.1-20, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59197/33478. Acesso em: 20 out. 2022.

CASTELLAR, S.M.V.; JULIASZ, P.C.S. Educação Geográfica e Pensamento Espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p.160-178, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779. Acesso em: 21 novembro de 2020.

CASTELLAR, S.M.V.; PEREIRA, C.M.R.B.; GUIMARÃES, R.B. For a Powerful Geography in the Brazilian National Curriculum. In: CASTELLAR, S.M.V.; LACHE, N.M.; GARRIDO-PEREIRA, M. Geographical Reasoning and Learning: perspectives on curriculum and cartography from South America. Cham: Springer, 2021. Cap.1. p.15-32.

CASTRO, I.E. de. Escala e pesquisa na geografia: problema ou solução? Espaço Aberto: Revista da Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p.87-100, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2435/2080. Acesso em: 21 mar. 2022.

CASTRO, I.E. de. O problema da escala. In: CASTRO, I.E. de; GOMES, P.C. da C.; CORREA, R.L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, 2017. Cap.4, p.117-140.

CEPELLOS, V.M.; TONELLI, M.J. Grounded Theory: passo a passo e questões metodológicas na prática. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v.21, n.5, p.1-29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/ZHvWGNHmNs8WSmVKtfr6hWF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG200130.

DAUDEL, C. “Quel avenir pour la geógraphie scolaire? Quel avenir pour ‘Hérodote’?” Hérodote, 16, Paris: 1979. p.145-156.

DELANEY D.; LEITNER H., The political construction of scale. Political Geography, v.16, n.2, p.93-97, 1997.

FERNANDES, E.M.; MAIA, A. Grounded Theory. In: FERNANDES, E.M.; ALMEIDA, L.S. Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. Braga: Universidade do Minho, 2001. p.77-107. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4209. Acesso em: 25 maio 2022.

GOMES, P.C.C. Um lugar para a Geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, F.; LOWEN-SAHR, C.L.; SILVA, M. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Ademadan, 2009. p.13-30.

GOMES, P.C.C. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. 160 p.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1989. 349p.

HUGONIÉ, G. Des explications dans la géographie enseignée. Première approche. L'information géographique, v.63, n.3, Paris: 1999. p.132-138

KEDRON, P.; HOLLER, J. Replication and the search for the laws in the geographic sciences. Annals of Gis, [S.L.], v.28, n.1, p.45-56, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19475683.2022.2027011. Acesso em: 10 fev. 2023.

LABINAL, G. Des raisonnements géographiques. In: CLERC, P.; DEPREST, F.; GUILHEM, L.; MENDIBIL, D. (Eds.), Géographies: Épistémologie et histoire des savoirs sur l’espace. Paris: Armand Collin, 2012. p.133-138.

LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1980 (2012).

LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell, 1991 [1974].

MÉRENNE-SCHOUMAKE, B. Didactique de la géographie: organiser les apprentissages. Bruxelas: De Boeck, 2012.

MERENNE-SCHOUMAKER, B. Les trois dimensions de l'enseignement de la géographie. Revue de Géographie de Lyon, [S.L.], v.61, n.2, p.183-188, 1986. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/geoca_0035-113x_1986_num_61_2_4085. Acesso em: 20 out. 2022.

MÉRENNE-SCHOUMAKER, B. Saberes e instrumentos para ler os territórios próximos e distantes. In: VALE, Mario. Educação Geográfica. Lisboa: Colibri, 2002. Cap.2. p.44-56.

MITCHELL, D. Geography sculpts the future, or: escaping - and falling back into - the tyranny of absolute space. Studia Neophilologica, v.93, p.136-154, 2021.

NICO, L.S.; BOCCHI, S.C.M.; RUIZ, T.; MOREIRA, R.S. A Grounded Theory como abordagem metodológica para pesquisas qualitativas em Odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.3, p.789-797, 2007.

ROCCA, L. Partecipare in rete: nuove pratiche per lo sviluppo locale e la gestione del territorio. Bologna: Il Mulino, 2010.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, p.5-23, 2017a. Disponível em: //www.revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/458. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Por uma geomorfologia socialmente significativa na geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. Acta Geográfica, Boa Vista, p.179-195, 2017b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324780147_Por_uma_Geomorfologia_socialmente_significativa_na_Geografia_Escolar_uma_contribuicao_a_partir_de_conceitos_fundantes. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova, Barcelona, v.3, n.496, p.1-14, dez. 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14965/18402. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Tendências Contemporâneas na Aplicação do Conhecimento Geomorfológico na Educação Básica: a escala sob perspectiva. Espaço Aberto, [S.L.], v.6, p.191-208, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5245. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C.; SILVA, P.A. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.34-51, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1465. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C.; SILVA, P.A.; ARREDONDO, P.M. Porque nada substitui um bom professor de Geografia. In RICHTER, D.; SOUZA, P.; MENEZES, P. (Coor.) Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar. Goiânia: Alfa Comunicação, 2022, p.247-266. Disponível em: https://nepeg.com/livros/percursos-teorico-metodologicos-e-praticos-da-geografia-escolar/. Acesso em: 19 out. 2022.

ROQUE ASCENÇÃO, V.O.; VALADÃO, R.C. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Anekumene, [S.L.], n.2, p.152-166, 26 jul. 2011. Disponível em: //revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7239. Acesso em: 22 jun. 2021. DOI: 10.17227/Anekumene.2011.num2.7239.

SANTOS, M. Espaço e sociedade. Petrópolis: Editora Vozes, 1979.

SANTOS, M. Metamorfose do Espaço Habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SILVEIRA, M.L. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Território, São Paulo, v.6, p.21-28, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5703428/mod_resource/content/0/Texto6a_%20Maria%20Laura%20situa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

SOUZA, M.L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016. 319p.

TEIXEIRA, F.M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais. Ensaio, vol.8, n.2, dez. 2006, p.121-132. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980>. Acesso em: 25 abr. 2022.

VALADÃO, R.C.; ROQUE ASCENÇÃO, V.O.; BOTELHO, L.A.L.A. Por um tempo para a Geografia. Revista Brasileira de Educação Geográfica, vol.13, n.23, p.05-22, jan./dez., 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1209

VALENZUELA, C.O.; PYSZCZEK, O. Luiz. La riqueza del objeto de la Geografía como disciplina multiparadigmática. Geografía em questão, Marechal Cândido Rondon, v.5, p.75-95, 2012. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/16962/CONICET_Digital_Nro.20719.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2019.

Downloads

Publicado

11/04/2024