Geodiversidade e ensino de geografia

percepção de alunos e professores no processo de formação docente na UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.7639

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Geodiversidade, Formação docente

Resumo

Ao considerar a relevância dos estudos voltados ao ensino da Geografia física nas últimas décadas e o fortalecimento das discussões sobre Geodiversidade, este artigo objetiva realizar um levantamento com alunos e professores do curso de Geografia da UFPI acerca do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geodiversidade. A pesquisa contribuirá com a discussão sobre o tema Geodiversidade articulada ao ensino sob a perspectiva dos componentes físico-naturais. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti de cunho exploratória, onde se utilizou a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que os docentes abordam de maneira interdisciplinar os conteúdos que ministram, relacionando-os com a Geodiversidade. Os discentes apontam a contribuição que a Geografia física exerce em seu percurso formativo, mas que, segundo os mesmos, necessita-se ainda de uma abordagem mais articulada para a formação de professor, e práticas que considerem a sua preparação para atuarem, posteriormente, na educação básica. Desse modo, o trabalho contribuirá com o avanço das pesquisas no que concerne à relação da Geodiversidade, formação docente e ensino de Geografia para o fortalecimento do campo à nível nacional   

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Publicado

11/04/2024