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Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Livro didático

Resumo

As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.

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Biografia do Autor

Raimundo Lenilde de Araujo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Coordenação de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI

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Publicado

01/09/2022

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