Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Livro didático

Resumo

As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Djalma Pereira Rodrigues e Silva, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGGEO/UFPI

Mestranda em Geografia, linha de pesquisa Ensino de Geografia, pela Universidade Federal do Piauí ( UFPI ). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI ( 2008 ). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2006). Atualmente é professora dos anos iniciais na Prefeitura Municipal de Teresina-SEMEC e docente de Geografia (EJA- Ensino Médio) da Rede Estadual de Ensino do Piauí-SEDUC. Tem experiência em Educação Infantil (2002-2006) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e na área de Geografia, com ênfase em GEOGRAFIA ENSINO MEDIO.

Raimundo Lenilde de Araujo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Coordenação de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI

Downloads

Publicado

01/09/2022 — Atualizado em 02/09/2022

Versões