As transformações socioespaciais em Tabapuã/SP resultantes da dinâmica produtiva agropecuária: entendendo o desenvolvimento rural e a permanência da agricultura familiar

Autores

  • Guilherme Valagna Pelisson UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ - UFJ
  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Transformações Socioespaciais. Agricultura Familiar. Agronegócio. Tabapuã/SP.

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender as articulações entre agricultura familiar e o agronegócio no município de Tabapuã/SP, a partir da análise de três importantes dinamizadores socioespaciais, os quais referem-se ao cultivo do café, laranja e da cana de açúcar. Para tanto realizou-se a investigação a partir de etapas metodológicas. Inicialmente, fez-se a pesquisa bibliográfica; posteriormente, coletou-se dados secundários (IBGE, Fundação Seade, Casa da Agricultura, Sindicato dos trabalhadores Rurais e Biblioteca Municipal); em outro momento, fez-se o trabalho de campo, primando a realização de entrevistas estruturadas aos sujeitos da pesquisa. Salienta-se que essas culturas foram em períodos específicos fundamentais para o processo de organização/reorganização socioespacial desta unidade territorial. Entretanto, nesse cenário, houve a desarticulação e redução da agricultura familiar. A expansão da plantação de culturas importantes para o capital internacional resultou em efeitos no campo deste município. No que tange a monocultura do café, ressalta-se a meação. Em outro momento houve a contratação de bóias-frias para a colheita da laranja, resultando impactos socioeconômicos. Por fim, ocorreu a substituição de fundamentais culturas e, até mesmo, da área destinada ao café e a laranja, devido a expansão da cana de açúcar. No que tange os impactos ocorridos à agricultura familiar, aponta-se a dificuldade de manutenção desta atividade frente os obstáculos impostos pela expansão das culturas comerciais de interesse internacional. Portanto, verificou-se os impactos relacionados a expansão das monoculturas no período analisado, bem como, à agricultura familiar, a qual encontra-se em profunda desatenção do poder público municipal. Além disso, constatou-se a falta de orientação desses agricultores frente a atuação do Estado para o desenvolvimento desta atividade, esta por sua vez, caracteriza-se como fundamental abastecedora de alimentos básicos e essenciais para a população brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Valagna Pelisson, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ - UFJ

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Jataí - UFJ. Bolsista FAPEG/Capes. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. E Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bolsista Capes. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. E Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Downloads

Publicado

01/09/2022