A introdução de espécies vegetais no vale do Itajaí-Açu (Santa Catarina) no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6745

Palavras-chave:

Viajantes, Espécies Vegetais, Vale do Itajaí

Resumo

O Vale do Itajaí até meados do século XIX, e talvez início do século XX, apresentava um caráter natural selvagem que fascinava os colonos imigrantes e viajantes europeus. O vale divide-se em duas sub-bacias hidrográficas: Itajaí-açu (13.327 km2) e Itajaí-mirim (1.673 km2). A confluência de ambos os cursos de água ocorre a 8 km da foz do mar, que recebe neste trecho a denominação de Rio Itajaí. Será objeto de estudo o Vale do Itajaí-açu (recorte espacial) cujo processo de colonização europeia intensifica-se com a fundação da Colônia Blumenau no ano de 1850. Os viajantes em suas passagens pelo Brasil, e particularmente no Vale do Itajaí, registraram as observações e investigações aqui realizadas hoje disponíveis em publicações em forma de livros, relatórios e artigos em periódicos. O objetivo foi identificar na literatura sobre os viajantes a introdução e uso de espécies vegetais no Vale do Itajaí-açu no século XIX. A produção bibliográfica sobre os relatos dos viajantes no Vale do Itajaí são inexpressivas, mas é uma das mais importantes fontes de informações históricas para os estudos da Geografia e História Ambiental, pois registram no passado o uso do solo com espécies vegetais introduzidas pela colonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Friedenreich Santos, Universidade Regional de Blumenau

Geógrafo, mestre e doutor em Geografia. Atua como professor e pesquisador na Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, coordena o Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí - GPHAVI.

Martin Stabel Garrote, Grupo de Pesquisa de História Ambiental do vale d oItajaí - GPHAVI - Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Historiador e Cientista Social. Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau. Atua no GPHAVI-FURB como pesquisador colaborador.

Downloads

Publicado

01/02/2023