Sateré-Mawé: Territorialidades na comunidade indígena Ponta Alegre no município de Barreirinha-Amazonas-Brasil

Autores

  • Tadeu de Souza Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
  • Maria Barbara de Magalhães Bethonico UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Palavras-chave:

, Uso do território. Terra Indígena. Ponta Alegre. Sateré Mawé.

Resumo

Este artigo é fruto da dissertação de mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima, denominada: “Sateré-Mawé: Territorialidades na comunidade indígena Ponta Alegre no município de Barreirinha-Amazonas-Brasil.” Tem como foco a análise do uso do território pelos Sateré-Mawé. Para isso, foi fundamental compreender o processo de territorialização; mapear a organização territorial da comunidade; identificar e localizar as atividades desenvolvidas pelos Sateré-Mawé no uso do território. Utilizou-se as abordagens qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, com objetivos de caráter descritivo, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, uso de técnicas de entrevistas semi-estruturada, observação direta e contínua, registro fotográfico e oficinas. Para tanto, temos as abordagens de autores sobre os conceitos de espaço geográfico, território e territorialidade, destaque para Rogerio Haesbaert. Outro ponto de grande relevância na pesquisa foi o Método Indutivo Intercultural proposto por Jorge Gasché, através do Calendário Socionatural. Com a pesquisa foi possível compreender que a territorialidade Sateré Mawé está atribuída as atividades de caça, pesca, roça, cultivo, criação de animais, plantas medicinais, atividade extrativista, entre outras, em área de uso familiar ou coletivo, onde o Calendário Socionatural proporcionou a identificação e análise do uso do território pelos Sateré Mawé. Além disso, foi fundamental o etnomapeamento com a localização espacial das atividades de uso do território em três localidades, o Arauá, Sapucaia Mirim e Diamantino. Com a pesquisa pretendemos oportunizar políticas públicas de gestão territorial aos povos indígenas. Além de uma contribuição significativa para compreensão do espaço geográfico, através da categoria de análise o território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu de Souza Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Doutorando em Recursos Naturais - PRONAT/UFRR (2020). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (2020), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas(2008), Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas(2005). Professor e Pesquisador. Alem de atuar como Educador/Professor, exerceu atividade profissional na área da saúde, na função de Fiscal da Vigilância Sanitária, com conhecimento notório das normas sanitária vigentes, na promoção, prevenção, diminuição e eliminação de doenças e agravos a população.

Maria Barbara de Magalhães Bethonico, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pelo CIESAS Cidade do México (2018). Professora da Universidade Federal de Roraima, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e nos programas de Pós-graduação em Recursos Naturais/PRONAT e Geografia/PPGGEO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão Territorial Indígena.

Downloads

Publicado

01/09/2022