PENSANDO O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PAÍSES DO CONE SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.6608

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Pensamento Espacial, Dinâmica Territorial

Resumo

No presente artigo buscamos discutir elementos que caracterizem e que remontem uma reflexão sobre o currículo e/ou estratégias curriculares para a Geografia em países do Cone Sul, bem como destacamos a relação do currículo com a formação de professores. O texto se caracteriza por ser uma revisão teórica associada a percepções e debates oriundos das trajetórias acadêmicas dos autores do presente artigo. Evidenciamos que algumas das estruturas curriculares de Geografia nos cinco países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), por vezes, são bem distintas, entretanto, em outros momentos, aproximam-se bastante. Ressaltamos, também, que uma formação de professores que permita conhecer essas distintas realidades pode ser bastante promissora e auxiliar na resolução de demandas docentes nas escolas, assim, discutimos a formação de professores como um ponto a ser integrado entre os países do Cone Sul. Concluímos que pensar as questões curriculares é central a contemporaneidade, especialmente, no atual contexto, marcado por mudanças políticas, sociais e econômicas, a fim de que não se perca a dimensão crítica da Geografia Escolar nos países do Cone sul. Além disso, ressaltamos que a importância do debate acerca da formação de professores para as questões que permeiam o currículo escolar, ou seja, não é possível pensar currículo aquém da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora Colaboradora/Permanente no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Ana Carla Lenz, UFSM

Mestra e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

Maurício Rizzatti, UFSM

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado em Geografia pelo PPGGeo UFSM. Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFSM. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel (2020-2021), ministrando as seguintes disciplinas: Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado. Foi Professor do Colégio Politécnico da UFSM, ministrando aulas de Geografia para o 3° ano do Ensino Médio (2017, 2018 e 2020). É integrante do Laboratório de Cartografia e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) da UFSM. É colaborador do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, sendo responsável pelo mapeamento Intraurbano dos casos confirmados e óbitos da COVID-19 em Santa Maria. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Elsbeth Léia Spode Becker, UFN

Possui Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atuou como professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN nos cursos de Geografia, Turismo e Mestrado em Ensino de Humanidades. Foi professora da rede pública estadual na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi e no Instituto São José de Santa Maria. Aposentada desde janeiro de 2021.

Cesar De David, UFSM

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Geociências (CCNE). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Universidade de Le Mans (França). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (1995). Possui graduação em Geografia Licenciatura e Especialização pela UFSM. Foi professor do Centro Universitário Franciscano (FIC/UNIFRA/UFN). Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em geografia agrária, atuando nos seguintes temas: Territorialidades rurais, agricultura familiar e educação do campo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem (NEPA) da UFSM Silveira Martins.

Downloads

Publicado

28/01/2022

Edição

Seção

Artigos