Uso da cartografia enquanto subsídio ao ensino de geografia: o caso da Comunidade de Missão do Sahy - Senhor do Bonfim - BA

Autores

  • Lucélia Nascimento da Silva Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • Sirius Oliveira Souza Professor Adjunto do Colegiado de Geografia - UNIVASF.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6569

Palavras-chave:

Cartografia, Ensino, Mapeamento

Resumo

Desde a Pré-história até os dias de hoje, a Cartografia e a Geografia caminham juntas, ambas servindo de instrumento para que o homem analise o espaço geográfico, suas relações e como está organizado. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da Cartografia enquanto subsídio pedagógico ao ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Tal pesquisa se justifica, por perceber que há uma necessidade de trabalhar a Cartografia na disciplina de Geografia e de desenvolver no estudante a capacidade de compreender o espaço a partir do lugar em que está inserido, ciente de que os espaços ao seu redor estão organizados a partir de uma lógica específica, para uma posterior análise de um contexto diferente. Vale ressaltar que, para a construção deste trabalho foi utilizada uma metodologia de revisão bibliográfica e a construção de uma representação da área de estudo, na qual identifica-se uma deficiência em materiais cartográficos disponíveis ao trabalho educativo escolar, uma vez que o tema é de grande importância para o ensino de Geografia. Como resultado do processo, obteve-se o mapa local, bem como discussões importantes acerca do impacto do processo e do produto na formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélia Nascimento da Silva Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Sirius Oliveira Souza, Professor Adjunto do Colegiado de Geografia - UNIVASF.

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pesquisador líder do Núcleo de estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST - UNIVASF) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Análise Ambiental e Climatologia.

Downloads

Publicado

01/02/2023

Edição

Seção

Iniciação Científica