A CIÊNCIA GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR

Autores

  • Carina Copatti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.5739

Palavras-chave:

ciência geográfica, formação docente, pensamento geográfico de professor, constituição do pensamento geográfico.

Resumo

No presente artigo debate-se sobre a construção de um modo de pensamento geográfico de professor que possibilita raciocínios e análises geográficas. Parte-se da questão central sobre os elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia. Utilizam-se entrevistas semiestruturadas realizadas em uma amostra de dez professores da região centro-norte do Rio Grande do Sul. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), os elementos que se destacam foram interpretados para entender o que é o pensamento geográfico para os professores e uma maneira de desenvolver esse pensamento neles, cujas interpretações ancoram-se nos pressupostos da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Como resultados, constatou-se que os professores entrevistados elencam como elementos do pensamento geográfico: a construção de conceitos, o desenvolvimento da observação pelo olhar geográfico, o conhecimento teórico e prático, e os elementos das diferentes escolas de pensamento geográfico. Esses elementos tornam possível definir e interpretar o mundo sob um certo conhecimento: da ciência geografia. Os distintos elementos que constituem o pensamento geográfico de professor precisam aparecer na maneira como desenvolvem esse pensamento. E mesmo que não esteja explícita de modo direto no trabalho que os professores, os elementos que estruturam esse pensamento precisam estar claros para esse profissional, pois são essenciais para realizar interpretações, conduzir análises, organizar e desenvolver propostas para as aulas, levando em conta distintos aspectos do conhecimento geográfico e da realidade.

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Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda Bolsista PNPD-Capes pela Universidade Federal da Fronteira Sul Doutora em Educação nas Ciências - UNIJUI Graduada em Geografia e Mestra em Educação - UPF

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela FIDENE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).É pós doutora pela UAM - Universidad Autônoma de Madrid- Espanha, (com bolsa da CAPES). Atualmente é professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como orientadora de PIBIC/CNPq, de mestrado, doutorado e pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. .É professora , visitante - na UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano-- Santiago do Chile. É tutora de convenio internacional - UNIJUI - UAM - Universidad Autônoma de Madrid - Espanha, e do do convenio - UNIJUI -UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano., Santiago do Chile. Pesquisadora do CNPq- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação geográfica, ensino de geografia, estudos da cidade, cidadania, educação, formação de professores, currículo, avaliação institucional.

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Publicado

30/04/2020

Edição

Seção

Artigos