A CIÊNCIA GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.5739Palavras-chave:
ciência geográfica, formação docente, pensamento geográfico de professor, constituição do pensamento geográfico.Resumo
No presente artigo debate-se sobre a construção de um modo de pensamento geográfico de professor que possibilita raciocínios e análises geográficas. Parte-se da questão central sobre os elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia. Utilizam-se entrevistas semiestruturadas realizadas em uma amostra de dez professores da região centro-norte do Rio Grande do Sul. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), os elementos que se destacam foram interpretados para entender o que é o pensamento geográfico para os professores e uma maneira de desenvolver esse pensamento neles, cujas interpretações ancoram-se nos pressupostos da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Como resultados, constatou-se que os professores entrevistados elencam como elementos do pensamento geográfico: a construção de conceitos, o desenvolvimento da observação pelo olhar geográfico, o conhecimento teórico e prático, e os elementos das diferentes escolas de pensamento geográfico. Esses elementos tornam possível definir e interpretar o mundo sob um certo conhecimento: da ciência geografia. Os distintos elementos que constituem o pensamento geográfico de professor precisam aparecer na maneira como desenvolvem esse pensamento. E mesmo que não esteja explícita de modo direto no trabalho que os professores, os elementos que estruturam esse pensamento precisam estar claros para esse profissional, pois são essenciais para realizar interpretações, conduzir análises, organizar e desenvolver propostas para as aulas, levando em conta distintos aspectos do conhecimento geográfico e da realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.