DELINEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA FORMAÇÃO SERRA DOS MARTINS NO ESTADO DA PARAÍBA (BRASIL): APLANAMENTOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i32.5407Palavras-chave:
Planalto da Borborema, capeamento sedimentar, relevo residualResumo
A Formação Serra dos Martins (FSM) é a única sedimentação fanerozóica preservada no domo da Borborema. A presente pesquisa em caráter pioneiro tem o propósito apresentar uma síntese sobre os diversos aspectos morfoestruturais , geológicos e morfológicos das áreas remanescentes da Formação Serra dos Martins (FSM) no estado da Paraíba, especificamente no município de Areia, observados em análises de cartas topográficas e geológicas, e variáveis geomorfometricas (hipsometria; relevo sombreado e declividade). Essa Formação constitui umas das coberturas do Neógeno que perfazem a morfologia da Antéclise da Borborema. Esses testemunhos constituem um coroamento em platôs do Planalto da Borborema e Piemonte da Borborema que origina uma superfície somital com morfologia de mesetas homoclinais; sendo também caracterizada por descontinuidades decorrentes da meteorização nesses locais. A FSM tem origem na antéclise da Borborema, que se caracterizou por uma série de arqueamentos epirogenéticos lentos, que se manifestaram intensamente ao longo do Fanerozoico. Esses arqueamentos submetidos a fases de intemperismo, foram responsáveis pela formação do regolito e sedimentos correlativos dos ciclos de aplainamento e erosão que perfazem os ciclos de aplainamentos do nordeste brasileiroDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.