GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.5330

Palavras-chave:

Geografia Comportamental, Geografia Crime, Comportamento criminoso.

Resumo

Apesar do grande interesse pelo estudo do crime e sua relação com o ambiente onde ele ocorre, poucos trabalhos tem enfocado os protagonistas deste fenômeno, ou seja, os autores de delitos. A importância do estudo do comportamento criminal em nível individual surge da constatação de que os crimes, mesmo que comumente tratados como pacotes de eventos, são fenômenos provocados por indivíduos. Neste sentido, têm-se as contribuições a ciência geográfica para o estudo do crime, no âmbito das investigações do comportamento espacial dos autores de delitos. O objetivo deste trabalho é de abordar as principais teorias de geografia comportamental aplicadas ao estudo do crime, a fim de se criar um quadro teórico que possa dialogar com as demais ciências, notadamente às ciências sociais e criminológicas, no entendimento do fenômeno criminal a partir da variável espacial. Trata-se de um estudo exploratório, de revisão da literatura especializada. Como produto, obteve-se um breve compêndio de teorias que podem contribuir para novas abordagens do fenômeno criminal. Dentre as principais teorias elencadas têm-se os Mapas Mentais, os Espaços de consciência (awareness space), a Jornada para o Crime (Journey to Crime) e o Perfil Geográfico (Geographic Profile).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hot Pereira de Faria, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Polícia Militar de Minas Gerais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012), possui graduação em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2007) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Segurança Pública.

Alexandre Magno Alves Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui Graduação em Publicidade e Propaganda pela PUCMinas (1990), Mestrado em Geografia - Kansas State University (EUA) (1994), Doutorado em Geografia - Arizona State University (EUA) (2002) e Pós-Doutorado em Geografia - McGill University (Canadá) (2009). Pesquisador Visitante Curtin University (Perth-Austrália) (2018) e Université Lille (França) (2018). Atualmente é professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Crime e da Violência, Geografia Urbana e Geografia Regional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas entre 2009 e 2016. Pesquisador Mineiro - FAPEMIG. Membro da comissão de avaliação da Geografia na CAPES no quadriênio 2013-2016. Coordenou junto com Jupira Mendonça o núcleo RMBH do Observatório das Metrópoles entre 2015 e 2017.

Downloads

Publicado

24/12/2020

Edição

Seção

Artigos