Violência e Segurança Pública: Uma análise geográfica sobre os índices de homicídios em Rio Branco, AC

Autores

  • Jaqueline Sousa de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Josué da Costa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.5288

Palavras-chave:

Espacialização do crime, Violência, Homicídios, Segurança Pública.

Resumo

A segurança pública é fator de maior preocupação da sociedade brasileira, liderando todos os índices de pesquisas de opinião pública. A crescente estatística de homicídios ocorridos na capital acreana, nos últimos cinco anos, evidenciam uma realidade caótica para o aumento da sensação de insegurança da população. Nessa acepção objetiva-se analisar a distribuição espacial e temporal das mortes violentas no Acre, nos anos de 2012 a 2016 e uma abordagem sobre as causas determinantes do aumento de homicídios dolosos na capital. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem hipotético-dedutiva, baseada nas informações dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Criminal e adotou-se a metodologia de Libault, para os raciocínios simples e elementares numa articulação lógica entre as operações de análise e tratamento de dados estatísticos em geografia, de forma que foram considerados um conjunto de variáveis que representam o comportamento desses eventos no espaço e no tempo, atinentes ao modus operandi. Como resultado, percebeu- existir um avanço exponencial das organizações criminosas no estado do Acre, refletidos principalmente na capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Sousa de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – GEPCULTURA. Graduada em Administração pela UnB e licenciada em História pela UFAC com especialização em Administração e Gestão pela UFAC. Integrante do Observatório de Análise Criminal Ministério Público do Estado do Acre.

Josué da Costa Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - PPGG/UNIR. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas - GEPCULTURA. Pós-Doutorado em Geografia pela UEL.

Downloads

Publicado

04/05/2019

Edição

Seção

Artigos