AS COMPRAS DE TERRAS POR FUNDOS ESTRANGEIROS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.5151Palavras-chave:
Brasil, Compras de terras, Cosan S/A, Fundos Estrangeiros, MATOPIBA.Resumo
Em um cenário de limitação de recursos naturais e de inconstante mercado de produtos agrícolas, a terra tornou-se um ativo estratégico para diversos atores, entre eles as empresas do agronegócio e os fundos de pensão, que buscam retorno financeiro através da especulação de imóveis rurais. O Brasil, por se tratar de um país com grande potencial de produção e expansão agrícola, é alvo de fundos de pensão que atuam em sociedade com empresas brasileiras do agronegócio em um complexo esquema para burlar as leis brasileiras que limitam as compras de imóveis rurais no país por estrangeiros. Esse artigo tem por objetivo discutir as compras de terras no Brasil por fundos estrangeiros, analisando o caso da Cosan S/A. A metodologia incidirá em uma pesquisa qualitativa sobre as compras de terras por estrangeiros no Brasil de base bibliográfica e documental, identificando-se os atores e suas atuações. Os resultados mostram que, apesar de ter uma lei específica que limita as compras de terras por estrangeiros no Brasil, lei que está sendo burlada por um complexo esquema entre um fundo estrangeiro e uma empresa brasileira de agronegócio, que corrompe órgãos governamentais e fortalece a atuação de atores ilegais, como grileiros, provocando diversos impactos socioambientais nas populações tradicionais camponesas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.