A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130Palavras-chave:
Geografia Escolar, Instituto de Humanidades, Colégio Nogueira, Primeira República.Resumo
A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.