A GEOGRAPHIA ESCOLAR DE FORTALEZA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O INSTITUTO DE HUMANIDADES (1904 A 1914) E O COLÉGIO NOGUEIRA (1918 A 1934), EM DESTAQUE

Autores

  • Karine Ribeiro Estevam UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5130

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Instituto de Humanidades, Colégio Nogueira, Primeira República.

Resumo

A Geografia enquanto disciplina escolar acompanhou as transformações que acometeram o Brasil, durante o início do século XX, mais precisamente de 1900 a 1930, na Primeira República. O foco deste artigo é mostrar a forma como essa disciplina foi ministrada nos educandários Instituto de Humanidades e no Colégio Nogueira durante aquele período. Para realização da pesquisa, partiu-se do diálogo entre a documentação histórica dos colégios e o referencial bibliográfico utilizado. Por fim, o ensino de Geografia da época é apresentado por meio do material didático adotado, da realização de atividades pedagógicas e dos programas de ensino da disciplina. Observa-se a adoção do método intuitivo. Constata-se também a preocupação com a formação cívico-patriótica dos alunos através da prática das sabatinas, dos préstitos escolares, dos plebiscitos e das excursões.

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Biografia do Autor

Karine Ribeiro Estevam, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Campus do Pici - Bloco 911 - CEP: 60440-554, Fortaleza (CE).

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Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos