DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO CÓRREGO DO BÁLSAMO, IBIRITÉ – MG, POR MEIO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5041

Palavras-chave:

Impacto Ambiental, PAR, Qualidade Ambiental, Recursos hídricos, Uso e ocupação do solo.

Resumo

Com o objetivo de analisar a qualidade ambiental de um trecho de 1,7 km do córrego do Bálsamo (Ibirité – MG), foi empregado, entre fevereiro a outubro de 2017, em períodos chuvosos e secos, o Protocolo de Avaliação Rápida de rios proposto por Callisto e colaboradores. A área analisada apresentou quatro pontos considerados alterados e 36 pontos considerados naturais. Elevadas precipitações melhoraram o estado de conservação do córrego, conforme o resultado do Teste-t. Foi demonstrado, pelo teste Kruskal-Wallis, que as categorias de uso e ocupação do solo em torno deste curso d’água influenciaram expressivamente em sua qualidade. Ao verificar as possíveis diferenças entre estas categorias, pelo teste de Mann-Whitney, foi constatado que as residências e as atividades de agricultura ou silvicultura reduziram significativamente a qualidade ambiental do córrego do Bálsamo. Esse estudo permitiu conhecer os impactos incidentes sobre esta microbacia e assim propor medidas adequadas para a sua conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro dos Anjos, Centro Universitário Una.

Bacharel em Ciências Biológicas (Una).

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais - Pós - doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (DESA)

Doutora em Ciências pela UFLA. Pós - doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG/DESA)

Daniel Negreiros, Centro Universitário Una - Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas

Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas (Una).

Downloads

Publicado

28/01/2022

Edição

Seção

Artigos