REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DOS CARAJÁS – PARÁ: UMA ANÁLISE REGIONAL

Autores

  • Erisvaldo Oliveira Alves Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Benvindo Filho Pinto Queiroz Universidade Federal do Tocantins - UFT.
  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0001-6485-314X
  • Rodolfo Alves da Luz Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4929

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Carajás, Quociente Locacional, Desenvolvimento Endógeno.

Resumo

Este artigo analisa a especialização econômica dos municípios que compõe a Região de Integração dos Carajás - PA no período de 2005 a 2016, utilizando como parâmetro os dados de emprego formal, obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O indicar regional utilizado, foi o Quociente Locacional e a análise foi realizada à luz da Teoria do Desenvolvimento Endógeno. Os resultados mostraram-se coerentes com a dinâmica produtiva da região, com destaque para a relevância econômica do município de Marabá. Outro município que se sobressaiu em termos econômicos foi Parauapebas, evidenciando o caráter polarizador destes. Na Região de Integração foi verificado um padrão de crescimento econômico não condizente com o desenvolvimento endógeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erisvaldo Oliveira Alves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Economista pela UFT e mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Benvindo Filho Pinto Queiroz, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Bacharel em Gestão de Riscos Coletivos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Progrma Novos Pesquisadores da UFT (Propesq/UFT). Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT.  Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em economia regional e urbana, pobreza, desigualdades.

Rodolfo Alves da Luz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Geografia pela USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional(PGDR/UFT) e do Curso de Geografia - UFT.

Downloads

Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos