A PAISAGEM URBANA DAS PEQUENAS CIDADES DO DELTA DO RIO AMAZONAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: AS ESCALAS DECISÓRIAS E O LOCAL

Autores

  • Gustavo Rodrigo Milaré Montoia UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Sandra Maria Fonseca da Costa Universidade do Vale do Paraíba - Laboratório de Estudos das Cidades
  • Jobair Assis Rangel Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4925

Palavras-chave:

paisagem, pequenas cidades, cidades ribeirinhas, Delta do rio Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da relação entre políticas públicas territoriais e seus reflexos na paisagem das pequenas cidades do Delta do Rio Amazônia, a partir de um estudo comparativo das cidades de Afuá e Ponta de Pedras, no estado do Pará, e Mazagão, no estado do Amapá. A partir da avaliação de variáveis de infraestrutura (acesso à água, esgoto e energia elétrica) e serviços públicos, dentro de um enquadramento paisagístico, observou-se que as políticas públicas presentes neste aspecto visível possibilitam a apreensão de obstáculos ou possibilidades, na negação ou não, das realidades peculiares dessas pequenas cidades. A existência de obras atrasadas, obras que destoam da realidade e da necessidade local e de serviços básicos ausentes, essas ações, estabelecidas a partir de marcos regulatórios pensadas no urbano metropolitano, contribuem para aumentar a dificuldade de melhoria da qualidade de vida da população. Ainda assim, essas políticas são produtoras do espaço vivido nessas pequenas cidades que buscam, nesta urbanidade, as suas (dessa população) esperanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Rodrigo Milaré Montoia, UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

Graduado em Geografia e doutorando em Planejamento Urbano e Regional

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba - Laboratório de Estudos das Cidades

Geógrafa, doutora em Informação Espacial pela USP. Professora do Departamento de Planejamento Urbano e Regional. Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Cidades - Universidade do Vale do Paraíba.

Jobair Assis Rangel, Universidade do Vale do Paraíba

Graduado em Geografia e doutorando em Planejamento Urbano e Regional

Downloads

Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos