A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE MEDIÇÃO ACÚSTICO DOPPLER E FLUTUADOR COMO FERRAMENTA PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO E VELOCIDADE EM CORPOS HÍDRICOS – NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO

Autores

  • Thiago Oliveira dos Santos Universidade do Estado Amazonas
  • Joecila Santos da Silva
  • Gisely Pereira de Souza Ventura
  • Gabriely da Silva e Silva
  • Larissa de Jesus Oliveira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4856

Palavras-chave:

Método, Vazão, Recursos hídricos, Acústico doppler, Flutuador.

Resumo

A presente comunicação visa abordar as atividades desenvolvidas durante um trabalho de campo realizado com alunos do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) polo UEA. As atividades desenvolvidas foram: medição de vazão em corpos hídricos utilizando o método acústico doppler e flutuador. Os respectivos corpos hídricos em questão estão localizados no balneário do Miriti no município de Manacapuru e outro no Sítio Girassol, Igarapé do Acajituba, localizado no ramal Uga-Uga, Km 28 da rodovia AM-352 no município de Novo Airão. Nesta comunicação é abordada a forma de medição de vazão utilizando os dois métodos onde o método acústico doppler é testado em um corpo hídrico de maior extensão e o método flutuador em um de menor extensão. O presente trabalho descreve as principais características dos dois métodos (acústico doppler e flutuador) e suas aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Oliveira dos Santos, Universidade do Estado Amazonas

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura (2016) pela Universidade do Estado Amazonas (UEA). Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) pela Universidade do Estado do Amazonas. Participante do Grupo de Estudos e Leituras sobre Ciências Atmosféricas e Ambientais. Tem experiência na área de docência através da participação no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) ? (2014-2016) na área de Geografia tendo ministrado aulas, no Ensino Fundamental II (6ª a 9ª). Atua na área de Sensoriamento Remoto com ênfase em Altimetria Espacial e Recursos Hídricos. Membro do Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA).

Downloads

Publicado

24/04/2018

Edição

Seção

Short Communications