LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)

Autores

  • Jerusa Vilhena Moraes UNIFESP - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Pâmella Bianca Rodrigues Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769

Palavras-chave:

Alfabetização Geográfica, Indicadores, Ensino de Geografia

Resumo

A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).

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Biografia do Autor

Jerusa Vilhena Moraes, UNIFESP - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Bac e Lic Em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004; bolsista FAPESP) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010; bolsista CAPES). Realizou doutorado sanduíche na Universidade do Minho- na área de metodologias do ensino de ciências. Na graduação foi bolsista de inici. científica (Fac Arq. e Urbanismo-USP. FAPESP; Cnpq). Tem experiência na área de Educação-Ensino de Geografia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, resolução de problemas, alfabetização científica, formação de professores, ensino e aprendizagem em espaços não formais, educação básica.

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Publicado

24/01/2018