GEOGRAFIA E FENOMENOLOGIA: UMA DISCUSSÃO DE TEORIA E MÉTODO

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.4409

Palavras-chave:

Método. Geografia. Geografia Humanista. Fenomenologia.

Resumo

O presente artigo propõe-se discutir a relação existente entre a Fenomenologia e a Geografia para compreender as relações que são tecidas no espaço geográfico. Assim, essa relação demonstra que a fenomenologia vem contribuindo com a Geografia ao propor uma ruptura com as “verdades” das ciências modernas, valorizando o mundo da vida, abrindo espaço para uma gama de estudos que consideram as intenções humana. A pesquisa constitui-se em levantamento bibliográfico acrescido de reflexões realizadas ao longo da trajetória acadêmica e da realização da disciplina “Teoria e Método de Geografia” cursada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília. A valorização do ser humano, das suas vivências, das experiências, da subjetividade e do mundo vivido, que por muitos geógrafos são desconsiderados em suas análises, se torna importante para a compreensão da espacialidade por meio desse método. Diante disso, é propósito desse artigo contribuir para o aprofundamento teórico em torno das experiências humanas manifestadas no espaço que a partir do método fenomenológico são colocadas no centro do debate geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação em Geografia, onde atua na formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao processo de ensino/aprendizagem dessa área do conhecimento, nas modalidades presencial e à distância.

Downloads

Publicado

01/01/2018

Edição

Seção

Artigos