PLATAFORMA DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E A DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA E DO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4395Palavras-chave:
Geografia, Educação, CartografiaResumo
Manaus, capital do estado Amazonas é considerada a terceira maior rede de ensino do Brasil, contando com dezenas de escolas rurais distribuídas por seu território entrecortado por rios, igarapés, rodovias, estradas e ramais dos mais diversos. Em função da dispersão destas escolas no território, planejar ações de deslocamento das atividades de assessoramento educacional exigiria conhecimento cartográfico dos educadores. Contudo, estas ações poderiam ser facilitadas com o uso da geovisualização, justificando o desenvolvimento de uma plataforma de localização de escolas públicas. Para alcançar este objetivo, as escolas rurais de Manaus foram georreferenciadas, armazenadas em um banco de dados espacial, analisadas quanto aos seus atributos e associadas a outros vetores de bases cartográficas conhecidas de forma integrada em ambiente Web. A plataforma, implantada em dois departamentos educacionais e no núcleo de mapeamento colaborativo da Secretaria de Educação de Manaus, recebe dois novos usuários a cada dois dias, possibilitando a estes usuários localizar escolas, estabelecer rotas e imprimir mapas, facilitando o planejamento de suas atividades diárias em uma plataforma amigável na internet. Dessa forma, a plataforma contribui para aprimorar a compreensão das representações geográficas, suas diferentes escalas, conceitos de localização e para construção do pensamento espacial dos agentes envolvidos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.