PLATAFORMA DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E A DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA E DO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Autores

  • Charles Silva de Araújo Secretaria Municipal de Educação em Manaus
  • Matheus Libório Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-1411-0553
  • João Francisco de Abreu Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4395

Palavras-chave:

Geografia, Educação, Cartografia

Resumo

Manaus, capital do estado Amazonas é considerada a terceira maior rede de ensino do Brasil, contando com dezenas de escolas rurais distribuídas por seu território entrecortado por rios, igarapés, rodovias, estradas e ramais dos mais diversos. Em função da dispersão destas escolas no território, planejar ações de deslocamento das atividades de assessoramento educacional exigiria conhecimento cartográfico dos educadores. Contudo, estas ações poderiam ser facilitadas com o uso da geovisualização, justificando o desenvolvimento de uma plataforma de localização de escolas públicas. Para alcançar este objetivo, as escolas rurais de Manaus foram georreferenciadas, armazenadas em um banco de dados espacial, analisadas quanto aos seus atributos e associadas a outros vetores de bases cartográficas conhecidas de forma integrada em ambiente Web. A plataforma, implantada em dois departamentos educacionais e no núcleo de mapeamento colaborativo da Secretaria de Educação de Manaus, recebe dois novos usuários a cada dois dias, possibilitando a estes usuários localizar escolas, estabelecer rotas e imprimir mapas, facilitando o planejamento de suas atividades diárias em uma plataforma amigável na internet. Dessa forma, a plataforma contribui para aprimorar a compreensão das representações geográficas, suas diferentes escalas, conceitos de localização e para construção do pensamento espacial dos agentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Charles Silva de Araújo, Secretaria Municipal de Educação em Manaus

Possui Esp. em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Georreferenciamento, pela Pontifícia Universidade Católica de Goias, Especialização em Educação Ambiental, pela Faculdade Dom Bosco, Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2009 e 2003), possui também cursos em Geoprocessamento com o Software: ArcGIS pela IMAGEM - ESRI e Capacitação no uso de Geotecnologias para Gestão Municipal com o Software Terra View/TerraSIG, pelo SIPAM - Sistema de Proteção da Amazônia. Atualmente exerce a função de Analista em Geoprocessamento, Georreferenciamento, Sensoriamento Remoto e Professor pela Secretaria Municipal de Educação em Manaus. Tem experiência na área de Geografia e Meio Ambiente como Professor, com ênfase em Geoprocessamento, Georreferenciamento, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas, Elaboração de Mapas Temáticos e Educação Ambiental com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: boletim, clima, balanço hídrico, Estudo Prévio de Impactos Ambientais, manaus, enciclopédia multimídia, educação, audio, vídeo, geografia e organização rural social. É piloto profissional de DRONE pela Assossiação Brasileira de Drones - (Mat.: 2282)

Matheus Libório, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Econômicas (2011) e Administração de Empresas (2016), ambas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, possui mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é consultor na 3Geolink Geotecnologias, além de exercer as funções de Coordenador Adjunto e Professor Auxiliar I do Curso de Especialização em Geoprocessamento da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Otimização Geográfica e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, inteligência competitiva e geoprocessamento

João Francisco de Abreu, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em GEOGRAFIA ,ECONOMIA(Medalha de Ouro),ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MESTRADO EM GEOGRAPHY (MA) pela The University of Michigan (1977-Honors) e DOUTORADO EM GEOGRAPHY(PhD) pela The University of Michigan (1982). Fez estágio PÓS-DOUTORAL na The University of Michigan em 1993-94 e várias especializações University of Harvard ( Harvard School of Design-SYMAP Computer Mapping 1966-1967) , University of California-San Diego (Spatial Economy-1966) , Economia Regional CEDEPLAR-UFMG-1972) , Populational Geography (Kennedy Institute -1982), Numerical Taxonomy(Gulbenkian Foundation-1977). Foi Fulbrigh Visiting Professor na The University of Michigan em 1994. Professor Titular do Instituto de Geociências ( IGC ) da UFMG-,Professor do CEDEPLAR da UFMG ,Professor Orientador de Teses -Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG ,Professor Visitante na UNESP-Rio Claro ,Geografia , Professor Visitante e Orientador de Teses na Universidade de Bolonha (2002-2008) atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial (idealizador e fundador-1996), exerceu nesta Universidade várias funções, Diretor de Relações Internacionais e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2003-2011),é membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG),atualmente ,Presidente do Conselho Curador, possuindo Grant de Pesquisador Mineiro ,Presidente Interino doConselho Regional da KAAD( Katholischer Akademischer Ausländer)membro do conselho editorial da Associação de Geografia Teorética, editor regional - Geographical and Environmental Modelling(Carfax), colaborador -membro internacional - Association of American Geographers (AAG)-Membro da Comissão da AAG-Educação e GIS-Projeto AMIKKA para América Latina, membro das Comissões da UGI (União Geográfica Internacional) Educação e GIS e Geografia Aplicada e GIS,membro da - Regional Science Association International (RSAI), Ex-Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais, Ex- Presidente do Fórum de Pró-Reitores do SUDESTE,Consultor AD-HOC da CAPES e Consultor AD-HOC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Recebeu, entre outras, a Medalha do Mérito Cartográfico da Sociedade Brasileira de Cartografia(tres medalhas/cavaleiro/oficial e comendador)elos primeiros trabalhos em Cartografia Analítica no Brasil),Medalha de Honra ao Mérito da Universidade de Bolonha nos 900 anos da Instituição,Medalha Gilbert Grosvernor da Universidade do Texas,Medalha Santos Dumont e Inconfidência do Estado de Minas Gerais e Medalha D.Cabral da PUCMINAS . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Aplicações Computacionais em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Espacial,GIS,Cartografia Analítica ,Estatística Multivariada,e Redes Neurais.Tem publicado intensivamente no Brasil e exterior (mais de 100 artigos,livros e capítulos de livros), a produção técnica ultrapassa 300 produtos (softs,mapas,relatórios,projetos, etc). Já orientou mais de 100 trabalhos (doutorado(42),mestrado-(48),especialização ,graduação e iniciação científica). Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais com destaque para o Projeto MESALC (Mapeamento da Educação Superior na América Latina (UNESCO,IESALC),Mapeamento do Ranking de SHANGHAI (University of Shanghai Jiao Tong) e a Biblioteca do Futuro(FINEP).Recebeu recentemente financiamentos da AAG,UGI e da Universidade do Texas para ministrar palestras e conferências nos USA,Europa e Ásia.

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Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos