Falhas de mercado e ineficiência paretiana: um estudo de caso do zona azul na cidade de Crato (CE)

Autores

  • WELLINGTON RIBEIRO JUSTO Universidade Regional do Cariri (URCA) PPGECON- UFPE-CAA
  • Matheus de Oliveira Alencar UFC.
  • Nataniele dos Santos Alencar URCA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.4355

Palavras-chave:

Tragédia dos Comuns, Congestionamento, Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o perfil do usuário do Zona Azul na cidade de Crato (CE) após a implantação desse mesmo serviço e avaliar a eficiência da política de taxação pela utilização de um bem público evitando um problema conhecido na economia como “tragédia dos comuns”. Os dados foram coletados através de aplicação de questionários. A metodologia utilizada foi a tabular descritiva e aplicação de testes de comparação de médias, variância e proporção para identificar possíveis diferenças na utilização das vagas do Zona Azul antes e depois da cobrança pelo uso. Os resultados apontaram que o perfil do usuário é predominantemente homem, com nível de escolaridade com pelo menos segundo grau e renda elevada. A hipótese da tragédia dos comuns foi verificada uma vez que os testes indicaram diferenças significantes entre a utilização do sistema antes e após a cobrança. A política de taxação se mostrou eficiente uma vez que os usuários mostraram-se satisfeitos com o sistema e apontaram que ficou mais fácil encontrar vaga de estacionamento.

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Biografia do Autor

WELLINGTON RIBEIRO JUSTO, Universidade Regional do Cariri (URCA) PPGECON- UFPE-CAA

Engenheiro Agrônomo - UFRPE Economista - URCA Mestrado em Economia Rural - UFC Doutorado em Economia - PIMES-UFPE Professor Associado do Curso de Economia da URCA Professor Efetivo do PPGECON- UFE-CAA

Matheus de Oliveira Alencar, UFC.

Economista - URCA Mestrando em Economia Rural -MAER-UFC

Nataniele dos Santos Alencar, URCA

Economista URCA

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Publicado

09/02/2023