ECOTURISMO NO TOCANTINS: O EVENTO “RALLY DAS ÁGUAS” E AS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DE ITACAJÁ

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Cláudia Ferreira da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.4180

Palavras-chave:

Turismo, Lugar, Paisagem, Cidade pequena, Patrimônio.

Resumo

Itacajá é um município tocantinense, que sedia, desde 2000, no mês de julho, o ‘Rally das Águas’ um evento que traz um aumento significativo de pessoas e movimenta a economia local. O ‘Rally das Águas’ consiste na descida dos participantes que usam boias, botes e outros equipamentos aquáticos em um percurso de 10 quilômetros pelas águas do rio Manoel Alves Pequeno. O evento tem atraído mais de 3.000 (três mil) pessoas, mudando a paisagem da cidade, que tem pouco mais de 7.000 (sete mil) pessoas, durante uma semana. Devido a grande participação de pessoas temos uma alteração na dinâmica da cidade e na paisagem local. Dado o impacto do evento na comunidade e as transformações que o mesmo tem causado nas relações sociais e ambientais, a presente pesquisa tem o objetivo de apresentar os resultados da investigação realizada sobre o patrimônio cultural da cidade de Itacajá e a importância que evento ‘Rally das Águas’ exerce sobre a comunidade e o ecoturismo regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia Humana pela USP. Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Tocantins campus Porto Nacional.

Ana Cláudia Ferreira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista CNPq – Brasil. Graduanda em Geografia, habilitação licenciatura, na Universidade Federal do Tocantins – UFT campus Porto Nacional.

Downloads

Publicado

18/05/2017

Edição

Seção

Iniciação Científica