Migração feminina do meio rural: Um estudo de caso no município de Canguçu/RS

Autores

  • Silvana de Matos Bandeira Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Regina Caetano Costa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i28.3922

Palavras-chave:

Migração feminina. Campo. Canguçu/RS

Resumo

O presente trabalho pretendeu ampliar a compreensão das causas e consequências da migração de pessoas, em especial do sexo feminino, do meio rural para a cidade de Canguçu-RS. Para tanto, utilizou-se a combinação de instrumentos de análise qualitativa e quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com mulheres trabalhadoras urbanas, egressas do meio rural, e questionários junto a jovens rurais, buscando revelar elementos do seu contexto de vida e ambições pessoais e profissionais, no campo ou na cidade. Complementou-se o estudo com a utilização de dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero do IBGE (2000 - 2010). Para fins de análise das intenções dos jovens, foram realizadas comparações entre os dados dos questionários, considerando as variáveis de localização nos distritos e o sexo dos jovens questionados. O estudo aponta para uma maior tendência de migração rural-urbana entre os jovens do sexo feminino, o que acentuará o processo de masculinização do campo e provavelmente afetará o dinamismo da agricultura familiar em Canguçu, em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Matos Bandeira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, Especialização em Geografia (Geografia do Brasil) pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Gestão Estratégica em EaD pelo Centro Universitário SENAC e Mestrado em Geografia pela FURG (Linha de Pesquisa: Análise Urbano-Regional). Atualmente é Assistente em Administração na UFPel, cursa Geografia-Bacharelado na UFPel e doutorado em Geografia na UFRGS (Linha de Pesquisa: Análise Territorial).

Maria Regina Caetano Costa, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1994), Especialista Gestão de Recursos Humanos, FAE/PR (1997); Sociologia, ISP/UFPel (2001), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Doutora em Agronomia, através do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar(2011), FAEM, UFPel. Professora Adjunto l na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Curso de Geografia-ICH, é integrante do LEAA (Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais). Integra o REA (Rede de Estudos Agrários). É colaboradora do TECSOL (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária). Tem experiência na área de Sociologia Rural, com ênfase em Agricultura Familiar, Extensão/ Comunicação e Juventude Rural.

Downloads

Publicado

24/04/2018

Edição

Seção

Artigos