CARACTERIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO COME ONÇA, ÁGUA CLARA/MS

Autores

  • Elias Rodrigues da Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Vitor Matheus Bacani UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2456

Palavras-chave:

Fragilidade ambiental, Geoprocessamento, Córrego Come Onça, Água Clara.

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego Come Onça, situado no município de Água Clara- MS. Os procedimentos técnicos científicos aplicados consistiram nas propostas que utilizam a teoria da fragilidade dos ambientes naturais. Os resultados mostraram o predomínio de níveis médios de fragilidade potencial (58,06%) e ambiental (77,46%) para área da bacia, característica explicada pela presença predominante de solos arenosos e áreas de pastagem que recentemente vem sendo substituída pela silvicultura. Conclui-se que a recente instalação de um complexo industrial de eucalipto-celulose-papel vem acelerando esse processo, exigindo estudos ambientais na região na busca de um planejamento, uso e manejo adequado do solo com utilização de práticas agrícolas conservacionistas, visando o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Rodrigues da Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPAq (2012), mestrado em Geografia UFMS/CPTL (2015). Atualmente é técnico do laboratório de Geoprocessamento na UFMS/CPAq, onde participa de pesquisas nas áreas relacionadas as Geotecnologias e Geografia Física nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, SIG, Geoprocessamento, Geomorfologia, Bacia Hidrográfica, Perdas de Solo, Legislação Ambiental e Zoneamento Ambiental.

Vitor Matheus Bacani, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL (2005), mestrado em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É Professor Adjunto da UFMS/CPAQ e atua nos Programas de Mestrado em Geografia da UFMS dos Campi de Aquidauana e Três Lagoas. É pesquisador membro associado do LETG-Rennes-COSTEL da Université de Rennes 2, França e coordenador do Laboratório de Geoprocessamento da UFMS/CPAQ. Tem experiência nas áreas de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Pedologia, Zoneamento Ambiental, Ordenamento Territorial e Pantanal.

Downloads

Publicado

04/05/2016

Edição

Seção

Artigos