ANÁLISES E OLHARES SOBRE AS POLITICAS DE REVITALIZAÇÃO DO RIO COCÓ – FORTALEZA/CEARÁ

Autores

  • Virginia Celia Cavalcante Holanda Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Nyvea Maria Holanda Maia Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.1855

Palavras-chave:

Fortaleza. Lixão. Rio Cocó. Revitalização. Direito Ambiental.

Resumo

Através da Geografia e do Direito Ambiental analisamos a urbanização do rio Cocó em torno do lixão do Jangurussu, na primeira década do século XXI, avaliando os aspectos legais da sua implantação na margem esquerda do rio, relatando as legislações ambientais e urbanísticas anteriores e posteriores a sua desativação. Analisa as posturas do poder público diante da urbanização e dos problemas socioambientais existentes na área. Aborda também a importância da educação ambiental, como instrumento que pode ser utilizado na defesa do meio ambiente e fiscalização das políticas urbanas adotadas pelo município de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará, em relação a um dos principais recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza. Conclui-se a urgente necessidade de refletir sobre as questões sociais que permeiam a existência dos habitantes da área em estudo e as condições de degradação a que o rio fora submetido, agravadas pela vizinhança com o antigo lixão, visando ainda à implementação imediata de intervenções públicas e privadas que possam revitalizar o recurso hídrico e garantir a melhoria da qualidade de vida da população do local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Celia Cavalcante Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2007). É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE e Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Médias, Circuitos Espaciais da Economia Urbana e Ensino de Geografia. Atualmente é coordenadora do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral/CE).

Nyvea Maria Holanda Maia, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora da Educação Básica rede pública de Ensino em Fortaleza, Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

05/07/2015

Edição

Seção

Artigos